terça-feira, 14 de junho de 2011

Fundos Rotativos Solidários: dilemas na gestão social (Clarício dos Santos Filho/BNB/CE)

Resumo

O objetivo desta comunicação é realizar uma reflexão crítica das trajetórias institucionais do Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários, em execução na regi-ão Nordeste do Brasil desde 2005.
A matriz institucional e operacional do PAPPS repousa na metodologia dos Fundos Rotativos Solidários, que são formas de poupança coletivas no meio popular, na forma dinheiro e/ou produtos, geridos por entidades da sociedade civil ou organizações comunitárias, e destinados ao apoio de projetos associativos e comunitários de produção e comercialização de bens e serviços. E, a gestão do Programa é compartilhada entre as organizações comunitárias, entidades governamentais e não governamentais, que for-mam Conselhos Gestores Nacional e Local.
Portanto, a preocupação central são as diferentes trajetórias institucionais a que o Programa está submetido em sua gestão compartilhada. Neste sentido, nosso esforço é compreender os limites, avanços e esperanças do aprendizado da gestão compartilhada envolvendo diferentes matrizes institucionais, e diferentes estilos de organização e to-madas de decisão, que podem ser apreendidos da experiência de gestão social dos Fun-dos Rotativos Solidários no Nordeste brasileiro.


Download do artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário