quinta-feira, 1 de março de 2012

I Introdução ao projeto dos FRS na Paraíba


O presente projeto de pesquisa estabelece como objetivo geral avaliar o desenho e a metodologia dos Fundos Rotativos Solidários (FRS), particularmente no que se refere à transferência de recursos públicos e sua gestão pela comunidade contemplada e o processo de tomada de decisões no seio da coletividade. Em última instância o que se pretende avaliar por meio do processo de gestão e de tomada de decisões, são os impactos na qualidade de vida nas comunidades listadas a seguir: Acauã (Aparecida-Alto Sertão); Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Santa Cruz – Alto Sertão) Lagoa do Jogo (Remígio- Médio Sertão); Assentamento Santa Paula (Casserengue – Médio Sertão) e Serviço Pastoral dos Migrantes/SPM (Conde) no Estado da Paraíba, onde seis projetos de economia solidária estão sendo executados. Os objetivos específicos estão listados a seguir:

1- Pesquisa bibliográfica sobre a temática das políticas públicas, avaliação das políticas públicas, fundos rotativos solidários e economia solidária e formação de uma base de dados bibliográfica;

2- Realizar pesquisa de campo nas cinco comunidades já mencionadas no item I com as lideranças. Pequenos agricultores e suas respectivas famílias, e com os agentes institucionais responsáveis pelos projetos sobre a performance dos referidos programas e formação de uma base dados qualitativos, e

3- Produção de indicadores qualitativos (relações sociais, cultura, sistema educacional, políticas públicas, cadeias produtivas, base econômica, modelo de relações políticas e modelo ecológico) das comunidades beneficiárias e compor base de dados.

Trata-se de um projeto a ser desenvolvido em três fases, sendo que cada fase corresponde a um período de 12 meses. O projeto piloto (FASE I) se desenvolverá em cinco comunidades (listadas no item III) situadas no entorno do Litoral, Alto e Médio Sertão paraibano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário